10 Hábitos Alimentares que Deve Adotar para Evitar o Cansaço

Por: Helena Pavão
Publicado em 04/09/2014

O corpo é influenciado pelo que come, por isso a melhor maneira de tirar o máximo proveito dos alimentos é ter a certeza de que está a dar ao seu corpo o melhor e o mais indicado. Veja aqui o que deve comer e o que deve evitar para combater a fadiga.

Hora das refeições

Quando come é tão importante como a quantidade que come. Quantas vezes já sentiu sonolência após um grande almoço ou jantar? Isso é porque o corpo está a usar a energia toda para digerir a refeição, em vez de ser usada para o corpo todo. A maneira mais fácil de evitar isso, é fazer várias refeições pequenas ao longo do dia para manter a energia do corpo regularmente.

Alimentos processados 

Apesar de saber bem, este tipo de alimentos não ajuda a evitar a fome e está cheio de substâncias químicas indesejáveis, conservantes, sódio e outros compostos que dificultam a digestão, retiram-lhe energia e a deixam cansada. 

Alimentos frescos 

Quanto mais frescos forem os alimentos, mais nutrientes estes terão. Ao contrário de alimentos processados, que são desprovidos de nutrientes, os alimentos frescos são extremamente ricos em nutrientes e são mais fáceis de digerir pelo organismo. Coma frutas e legumes da época para assegurar que são frescos e tente comprar em mercados ou diretamente a agricultores para garantir produtos de qualidade.

Cafeína 

Pode parecer estranho, mas a cafeína pode contribuir para a fadiga. Apesar da cafeína dar energia, essa é de curta duração. O ideal é eliminar o consumo de cafeína para equilibrar os níveis de energia para se sentir melhor. Se não quer cortar com a cafeína por completo, mantenha o consumo pelo café simples ou por chá preto, que são naturais. Os refrigerantes e as bebidas energéticas devem eliminadas, pois estão repletas de açúcar e outras substâncias artificiais que não fazem nada bem ao corpo.

Proteínas magras 

Embora saibam bem, as carnes vermelhas têm gordura que consomem muita energia do corpo para digerir. Já as carnes magras/brancas, como frango e peixe dão proteína de qualidade, mas são mais fáceis de digerir pelo corpo. Para obter o máximo em benefícios, escolha peixes como o salmão, que é rico em gorduras saudáveis do tipo ómega 3 e pode adicionar alguma energia extra que ajuda a prevenir a fadiga mental. 

Açúcares e amidos simples 

Assim como os alimentos processados, carbohidratos refinados, como o açúcar e a farinha branca são deficientes ao nível da nutrição. Escolha alimentos integrais e carbohidratos complexos para garantir que o corpo recebe todos os nutrientes do cereal, que ajudam a aumentar a energia. O açúcar é inútil e deve evitá-lo. 

Nozes 

Uma boa maneira de obter um lanche saudável e evitar o consumo de alimentos processados é através do consumo de nozes e frutos secos. Não só ajudam a combater a fome, como são ótimos potenciadores de energia. Eleja variedades como nozes, amêndoas, castanhas, cajus e avelãs, mas mantenha-se pelas versões cruas, secas e sem sal que contêm a maioria dos nutrientes. 

Suplementos

Se não está a receber tudo o que precisa dos alimentos, pode sempre tomar suplementos e vitaminas. Consulte um médico nutricionista para saber que tipo de suplementos nutricionais pode tomar para aumentar os seus níveis de energia.

Água 

Se o corpo precisa de água, então deve beber. Nem sempre tem que beber exatamente oito copos por dia, mas se trocar refrigerantes, café e outras bebidas por um copo de água, vai sentir-se muito melhor. Também é uma das maneiras mais fáceis para ajudar o corpo a lidar com o stresse diário. 

Saber mais 

Estar consciente de sobre o que está no prato pode ser uma maneira saudável e eficaz para manter a energia em alta. Com exercícios regulares e uma boa alimentação, é possível manter níveis saudáveis de energia.