10 Dicas para Iluminar e Contornar o Rosto

Por: Helena Pavão
Atualizado em 15/02/2015

Quando se trata de destacar e definir o rosto, há regras a seguir para conseguir realçar as melhores características e transformar o rosto. Aprenda aqui como realçar as maçãs do rosto, afinar o nariz e esculpir o rosto de maneira subtil.

Contornar

As antigas técnicas de contorno usavam os tons mais escuros para sombrear, tentando melhorar e definir as características do rosto. Isso significa camadas sobre camadas de tons mais escuros o que tornavam a maquilhagem mais pesada e dramática. As novas técnicas passam por melhorar as maçãs do rosto, afiná-lo, criando um ilusão ótica de rosto esculpido.

Produtos

Quando se trata de usar esta técnica, há que ter os produtos certos. Para isso só precisa de dois produtos: um pó ou creme de sombrear mate e um iluminador. Os melhores para contornar são em creme, pois são mais fáceis de esbater, permitindo um acabamento mais natural. Se sentir mais confortável com as versões em pó, escolha fórmulas suaves e simples. O truque está em usar todos os produtos em creme ou todos em pó e não misturá-los.

Tom de pele

Tenha sempre em conta o seu tom de pele. Se tem a pele clara e escolher um creme ou pó de contorno extremamente escuro, o contorno será demasiado óbvio e nada natural. Eleja tons de contorno tipo acinzentados e mantenha-se longe de cores demasiado vermelhas ou alaranjadas, como a maioria dos pós bronzeadores.

Iluminar

Quando se trata de iluminar, o iluminador deve ser quase da cor da pele e deve ter apenas uma nuance leve de brilho. Evite iluminadores com brilhos visíveis, pois podem dar um efeito falso e pouco natural. Se tem pele clara, eleja iluminadores tons pérola. Se tem pele morena a escura, escolha tons mais dourados para um brilho quente e natural.

Ferramentas

Na hora de contornar, há que usar as ferramentas certas. Se escolher fórmulas em creme, use os dedos, pois ajudam a aquecer a maquilhagem e assim esta irá fundir melhor na pele. Se vai usar versões em pó, use pincel, mas com cerdas naturais e um formato indicado para contorno pois isso permitirá que consiga controlar como se maquilha.

Como contornar

  • Se quer maçãs do rosto no momento, tendemos a sugar as bochechas e essa é a melhor maneira de saber aonde pode começar a sombrear e a definir o contorno. Comece a trabalhar a partir da zona mais abaixo das bochechas, desde a zona de cima, parando 2 cm antes do canto da boca e depois, vá fundindo na pele. 
  • Para afinar o nariz, funda duas linhas paralelas na cana do nariz, desde as sobrancelhas até à ponta do nariz com a ajuda de um pincel pequeno.

Como iluminar

Realçar o rosto estrategicamente é extremamente importante no contorno, pois ajuda a iluminar o rosto, mas tal como o contorno, há que não exagerar. Basta colocar o iluminador no dedo indicador, no do meio e no anelar e depois esfregue esses dedos nos mesmos dedos da outra mão. Deslize de leve os dedos nas maçãs do rosto de cima para baixo e depois, com o que sobrou passe na testa, no centro do queixo e um toque de leve no arco do cupido (acima do lábio).

Rosto

Nem todas as regras para contorno e iluminação são universais; também é importante para ter em conta a forma do rosto.

Fundir

O mais importante no contorno e na iluminação é saber fundir a maquilhagem para ter um look natural. Se usar versões em creme, pode fundir com esponja e se usar pó, tem que passar um pincel suave, com cerdas naturais, em movimentos circulares, para um acabamento uniforme mais suave.

Maçãs do rosto

Não se esquece de adicionar cor às bochechas para não ter um acabamento tipo zombie. Eleja tons rosa ou pêssegos claros para pele branca e tons pêssego ou ameixa suave para pele mais escura.